Para fazer a gestão de uma empresa de forma moderna e eficiente, é necessário conhecer algumas metodologias e ferramentas. Afinal, você só pode aplicar no seu negócio aquilo que conhece a fundo. Entre os elementos que se destacam na gestão empresarial moderna, destacamos a contabilidade gerencial. Mas afinal, você sabe do que ela se trata?
Com o objetivo de esclarecer a questão e permitir que você a utilize para potencializar o seu negócio, fizemos este breve artigo especialmente para você. Desse modo, iniciaremos o texto falando sobre o conceito de contabilidade gerencia e quais são as suas vantagens. Por fim, destacaremos as principais ferramentas que você deve utilizar para aplica-la. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!
O que é a contabilidade gerencial?
Antes de falar sobre as vantagens e como aplicá-la no negócio, é importante que você conheça a contabilidade gerencial conceitualmente. Dessa maneira, podemos destacá-la como um conjunto de técnicas e práticas contábeis cujo objetivo é o fornecimento de informações e dados completos sobre a ordem administrativa, fiscal e tributária de um negócio.
Com o armazenamento de dados e a produção de informações sobre estes setores, é possível realizar um controle mais eficiente sobre os recursos da empresa. Embora seja vital para um negócio moderno, nem todas as empresas adotam esta metodologia de gestão. Todavia, nos últimos anos, a contabilidade gerencial tem ganhado cada vez mais destaque no cenário empresarial, influenciando diretamente pequenas, médias e grandes empresas.
Também é importante destacar que os profissionais dedicados à contabilidade gerencial não estão envolvidos apenas no fornecimento, divulgação e construção das informações sobre a contabilidade da empresa. Em muitos casos, é necessário que os mesmos adotem papel ativo na tomada de decisões estratégias do negócio, tendo voz mesmo em assuntos corriqueiros.
Desse modo, com a elaboração de uma boa estratégia de contabilidade gerencial, é possível que o contador se torne um colaborador mais competente, capaz de explicar e interpretar dados contábeis para os demais setores do negócio. Além disso, o torna mais multidisciplinar e toda a empresa — assim como o próprio colaborador —, tem a ganhar com essa evolução profissional.
Contudo, o mais importante ocorre na parte financeira do negócio, que nada mais é do que o coração da empresa. Afinal, se as finanças estiverem mal, o negócio também vai mal. Com uma contabilidade gerencial bem planejada e executada, é possível criar um cenário mais saudável para esse setor e tudo inerente a ele: investimentos, capital de giro, contratações, empréstimos, etc.
Por fim, vale destacar a importância desta metodologia em outros setores, uma vez que é permitida a mescla de dados para a otimização de campanhas de marketing, vendas, etc.
Quais são as vantagens da contabilidade gerencial?
Apresentamos no tópico anterior alguma das principais vantagens da contabilidade gerencial. Todavia, neste tópico falaremos sobre as principais de forma isolada, aprofundando sobre cada uma. Entre os benefícios, destacamos a otimização da tomada de decisão, o diferencial competitivo, aumento da eficiência da gestão empresarial e a geração de indicadores para o seu negócio.
Otimização da tomada de decisão
Toda decisão tomada dentro de uma empresa afeta os negócios de determinada forma, seja ela positiva ou negativa. É impossível garantir que a tomada de decisão seja garantia de sucesso. Contudo, é possível otimizá-la. Para tanto, é importante contar com dados precisos e informações confiáveis, a fim de basear cada decisão tomada. Sem dados e informações, as decisões passam a ser baseadas exclusivamente pela intuição, que é importante, mas nunca deve ser o único elemento a ser considerado.
Diferencial competitivo
Para se destacar no mercado em relação aos seus concorrentes, é importante adotar medidas diferentes. Contudo, estas medidas não se resumem apenas ao que os consumidores conseguem visualizar, mas a organização que permite afetar positivamente aquilo que envolve diretamente o cliente, como é o caso da contabilidade gerencial.
Aumento da eficiência da gestão empresarial
Uma empresa apresentar uma gestão empresarial é apenas o início do processo para ter um negócio mais consolidado e sustentável no médio e longo prazo. Contudo, para que ela realmente cumpra as expectativas, é necessário que seja eficiente. A adoção de estratégias como a contabilidade gerencial permitem maior sucesso nesse quesito.
Previsão do controle financeiro
A previsão do controle financeiro está diretamente ligada ao controle das finanças da empresa e de tudo que depende dela, como capital de giro, investimentos, entre outras questões do tipo.
Geração de indicadores para o seu negócio
Por fim, mas não menos importante, temos a geração dos indicadores para o negócio. Com a pauta fiscal mais amarrada, é possível criar índices de qualidade, que nortearão as tomadas de decisão do negócio, assim como melhorarão as estratégias e planejamento da empresa.
Quais são as principais ferramentas?
Também é importante que você conheça as ferramentas utilizadas na contabilidade gerencial, isto é, que permitem a sua aplicação: custeio direto ou variável, orçamento, fluxo de caixa, lançamentos contábeis e fiscais e demonstração de resultados. São estas ferramentas que permitem aos envolvidos na área emitirem pareceres sobre a situação da empresa e direcionar o rumo da empresa.
Com a aplicação das ferramentas e da estratégia em geral, diminui-se drasticamente o risco de falência.
Como aplicar a contabilidade gerencial?
O primeiro passo é a contratação de profissionais adequados para realizar a função, no caso, contadores. Quando a empresa não possui o setor, por conta de tamanho ou qualquer outro motivo, a etapa deve ser realizada por outras empresas, de forma terceirizada.
Além do capital humano, é importante que você conte com ferramentas tecnológicas para que o serviço dos profissionais se torne mais eficiente. Dessa maneira, é fundamental a contratação de um software de gestão integrada. Eles aumentam o controle e facilitam as ações da contabilidade gerencial, pois possibilitam que os dados e informações fiquem armazenados em um só local.
Com isso, os relatórios contábeis se tornam mais ricos e objetivos. Portanto, permite que os gestores consigam medir a diferença, variação ou se as metas planejadas anteriormente foram atingidas — além de identificar os motivos para o sucesso ou falha.
Assim sendo, a contabilidade gerencial é um ótimo instrumento para melhorar o seu negócio em vários sentidos: gestão, na tomada de decisão e no crescimento sustentável no mercado. O investimento na contabilidade gerencial gera custos, é verdade. Contudo, é um investimento com retorno, pois atua na otimização das finanças da empresa.
Desse modo, ela deve ser encarada como papel determinante para assegurar a consolidação da empresa no mercado. E você, o que está esperando para implementar a contabilidade gerencial no seu negócio?
Agora que você já sabe o que é contabilidade gerencial, entre em contato conosco da Ecoa para saber como implementá-la de forma eficiente na sua empresa! Temos profissionais e consultores especializados no assunto!