Saiba quais as áreas que um Contador atua.
12 SET 2019
Com o intuito de esclarecer esta questão, desenvolvemos este artigo listando quais são as principais atividades que um contador pode executar. Além disso, destacaremos outras informações relevantes, como a importância dos serviços de contabilidade para uma empresa, mesmo pequena ou média, assim como dicas de como implementar a contabilidade na empresa.
Continue lendo e saiba tudo sobre o tema!
Veja o que faz um contador
Agora falaremos sobre as principais atribuições do contador, isto é, a gestão de empresas, os serviços de controladora, a perícia contábil, atuária e auditória contábil.
Gestão de empresas
No processo de abertura de uma empresa, é o contador quem registra a firma junto aos órgãos competentes do governo. Somente dessa forma a empresa recebe o alvará de funcionamento do governo e, portanto, poderá iniciar as suas atividades. Após abrir a empresa, é a hora de contratar os funcionários.
O contador pode continuar auxiliando, indicando e confeccionando os contratos de trabalho, assim como reunindo a documentação necessária. Ademais, o contador também pode ser responsável por efetuar, de forma mensal, o fechamento da folha de pagamento, calculando as horas-extras, quando elas existirem.
Em empresas menores, quando o profissional contador funciona como uma espécie de Departamento Pessoal, acompanhando toda a vida do colaborador, ele pode ficar incumbido de realizar o cálculo das férias, executar as alterações necessárias na carteira de trabalho quando aos salários e cargos, além de elaborar documentos de rescisão de contrato.
Já no aspecto financeiro, o contador fica por dentro de toda a movimentação do negócio, como o fluxo de caixa, contas a pagar, investimentos, empréstimo, entre outros. Ele é, portanto, responsável por elaborar as demonstrações financeiras obrigatórias — mensais e anuais.
Além dos relatórios obrigatórios, o contador é responsável por elaborar demonstrações financeiras de acordo com a realidade e necessidade dos gestores do negócio, com o intuito de controlar a saúde econômica da empresa e apoiar a tomada de decisão dos gestores.
Outro ponto que é atribuição do contador na gestão de empresas é avaliar a viabilidade
econômicas dos projetos da empresa. Para tal, deve desenvolver relatórios indicando a previsão de rentabilidade.
Controladoria
A controladoria é uma das atividades mais conhecidas da contabilidade. Ela tem como finalidade auxiliar os gestores das empresas na tomada de decisão. Para isso utiliza o controle financeiro, fiscal e de desempenho dos planejamentos da empresa. Desse modo, o contador inicia o trabalho avaliando qual é o planejamento estratégico da empresa e quais são os padrões de qualidade estabelecidos.
Com foco nos resultados que o negócio almeja alcançar, o profissional contador define os padrões de controle que devem ser aplicados aos resultados obtidos. O contador realiza a análise comparativa entre os padrões estabelecidos, assim como dos resultados alcançados. Durante esta etapa, deve apontar o que foi realizado e o que não foi realizado de forma satisfatória.
Em seguida, o contador deve elaborar um relatório sobre os pontos que não foram executados de forma satisfatória, indicando a gravidade deste fato e como eles comprometem o objetivo da empresa. Se os pontos forem graves, o contador sugere soluções aos gestores da empresa.
Perícia contábil
O contador perito tem como função verificar fatos com a finalidade de dar uma opinião técnica e científica para solucionar problemas judiciais ou extrajudiciais. Nas questões extrajudiciais, o contratante é uma das partes envolvidas. Já nas questões judiciais, o perito deve ser indicado por um juiz para realizar o trabalho.
Dessa maneira, o contador perito elabora um lado pericial, em que deve reunir as provas necessárias para solucionar o caso para o qual foi chamado. Para tal, deve investigar, realizar vistorias, efetuar avaliações e arbitramentos.
É normal que ocorra a confusão entre auditoria e perícia. Contudo, elas não significam a mesma coisa. Enquanto a perícia atua sobre um determinado alvo do caso litigioso, a auditoria trabalha com o panorama geral da empresa para identificar irregularidades, sendo elas criminosas ou não.
Por sua vez, o perito pode realizar o seu trabalho em conjunto com assistentes técnicos, cujas partes evolvidas têm direito de indicar para realizar o acompanhamento da avaliação.
Atuária
Atuária é um campo dentro da contabilidade que avalia os riscos e elabora um planejamento seguro de previdência. Dessa maneira, o contador atua, nesta área, em três frentes:
- Capitalização e investimentos: gerencia e pesquisa fundos de investimento. Além disso, elabora políticas e planos de investimentos. Media os possíveis riscos de cada investimento, atuando como consultor financeiro;
- Previdência: trabalha com previdência privada e social, produz relatórios de análise e de alcance da previdência, verificando o alcance da previdência e seus possíveis riscos, além de realizar os cálculos de fundos;
- Seguros: É responsável por calcular as indenizações e premiações, além de efetuar os cálculos de probabilidade.
Auditória contábil
Na auditoria, o contador tem a função de analisar a veracidade das informações e dados contidos nos registros contábeis. Dessa forma, cabe ao contador averiguar os documentos contábeis, tais como fluxos de caixa, balança patrimonial, demonstrações contábeis, entre outros. O objetivo desta atividade é a de combater irregularidades e possíveis fraudes.
O contador auditor, portanto, analisa todos os aspectos do negócio — patrimonial, fiscal, administrativo, econômico e financeiro. Posteriormente, elabora um relatório de auditoria para expressar formalmente os problemas observados durante a análise, descrevendo uma série de recomendações e ações para corrigir estes problemas.
Entenda a importância dos serviços de contabilidade para a sua empresa
Toda empresa que busca o crescimento sustentável, assim como a consolidação do mercado, deve dar destaque para o contador e setor de contabilidade. Isso ocorre porque em qualquer empresa, o setor mais importante é o financeiro, que trata diretamente com aquilo que mantém a empresa funcionando: o capital.
Com as finanças desorganizadas e sem ter instrumentos para guiar o crescimento da empresa, as chances da empresa se endividar são bem grandes. Dessa maneira, a contabilidade, na figura do contador, tem como principal vantagem introduzir elementos de gestão contábil, assim como tratar de aspectos legais, como os tributos, de maneira mais proveitosa para a empresa.
Como implementar a contabilidade na sua empresa
Sendo assim, o contador desenvolve uma série de funções que são vitais para a vitalidade das finanças da empresa, o setor mais importante de qualquer negócio. Desse modo, os profissionais contadores, assim como o setor de contabilidade, devem ser tratados como prioridade em uma empresa, especialmente para se consolidar no médio e longo prazo.
Devido ao tamanho do negócio, muitas empresas não têm condição de criar um setor de contabilidade para a empresa, ou até mesmo contratar um contador. Desse modo, a principal dica é terceirizar esta etapa, delegando esta tarefa para empresas especializadas no assunto, que introduzirão a contabilidade de forma eficiente na sua empresa.
Gostou deste texto? Então entre em contato conosco da Ecoa e saiba como introduzir a contabilidade na sua empresa de forma eficiente! Temos profissionais capacitados para direcioná-los nesse ponto.
Nosso endereço e contato
Faça-nos uma visita ou converse conosco utilizando um dos canais abaixo. Se preferir, envie-nos uma mensagem utilizando o formulário ao lado.Envie sua mensagem
Para informações comerciais, dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco através do formulário abaixo. Respondemos o mais breve possível.
Fale com um especialista
Converse com os nossos especialistas.
Para agilizar o contato, digite seus dados abaixo:
Para agilizar o contato, digite seus dados abaixo: